sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Alencar

Podem-me tirar tudo,
Podem-nos tirar tudo:
A razão, a lógica, a ética,
A moral, a verdade.

Mas não nos tirem
A beleza.
Quando quero ser eu mesmo
Olho-me ao espelho.

Quero lá eu saber
Como funciona a fotossíntese,
Quando vejo uma flor
Vejo apenas as suas
Cores, a sua forma,
A sua origem criativa,
A sua essência divina ou não,
A sua beleza.

O coração comove-se e ama,
Não me desiludam dizendo:
“É o órgão que bombeia o sangue”.

Se pesarem beleza e razão
Encontrarão a resposta.
Pesa mais a razão
Pois no mundo só caminham
Seres cheios de razão,
Obcecados por mais razão,
Ofuscados pela falta de emoção.

Alencar de Alenquer,
Viva cada um como quiser
Mas cá entre nós:

Um dia o Homem morre
E sobra apenas a natureza
Vai-se o que estava a mais
Fica a beleza.

Sem comentários: