sábado, 25 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal - Sermão do futuro pastor aos peixinhos

A vida às vezes surpreende-nos. E a minha irmã repetiu duas vezes seguidas uma frase que lhe digo muitas vezes: por vezes o ser humano surpreende-nos. E a vida não é só levada ao som da sorte e do azar, do que se fez e do que não se fez; a vida é feita todos os dias, pelas pessoas. Deus? Possivelmente dá as suas lufadas de ar, sem que no apercebamos sequer...mas a vida é assim mesmo. Portanto, é no ser humano, para o mal e para o bem, que está a acção: a vida. E cabe-lhe a ele, não somente a ele, mas a ele em grande parte, viver, fazer, morrer (ou deveria caber). Este sermão que aqui deixo é especialmente deixado pelo Natal. Quando somos crianças sonhamos muito. Talvez demais dirão alguns...a verdade é que com o tempo essa capacidade é expulsa dos nossos corações com uma frieza responsável. (Está frio aqui. E não deveria estar. Pensem nisso.)
O sermão que aqui deixo, deixo-o para todos os que ainda querem sonhar. Este sermão já não é para mim. Já não. Citando Tolkien (criador do mundo d'O Senhor dos Anéis), sinto-me um pedaço de manteiga, já demasiado pequeno para barrar numa fatia de pão demasiado grande, já não completo com eficácia toda a sua largura e comprimento. Estou a ficar velho, sinto-o. Não velho no sentido de recordar o passado como um albúm de fotografias decorado no nosso cérebro. Nem velho que olha o horizonte especulando sobre a morte. Estou apenas velho no sentido que me sinto a envelhecer. Pode parecer idiota, mas estou-o de facto, e não espero muito mais do que aquilo que deveria esperar. Mas não me entrego à morte. Ainda vou fazendo o que posso e o que vou querendo fazer...aos poucos. Se isso me chegará? Talvez o pareça por agora, mas talvez nunca o seja. Mais tarde terei tempo para me amargurar, como qualquer ser humano terá.
A vida de um Homem, qualquer que ele seja, seria muito mais interessantes se fosse recordada e descrita 'in media res'. Quem me dera que assim fosse. Começar a narrar e a recordar apartir de um meio, não de um início. Passar à frente de pormenores pouco importantes, como o crescimento físico, as primeiras palavras, os primeiros passos. Se bem que o próprio Freud aplica uma importância ao início. Mas mesmo assim...A magia era mais valorizada. Era belo. Era interessante.

Sermão em si:
Nunca acreditei em milagres de Natal. E não se ainda cá estarei quando estes envolverem salvar milhões de pessoas que morrem de 5 em 5 segundos com fome ou com doenças. No entanto, dado que sou apenas mais um ser humano, ter pequenas provas de um "milagre de Natal", mesmo que apenas pequenas provas, já é algo digno de comover, e de aceitar ajoelhado. Este ano, um ano muito diferente, onde tudo se mexeu mais do que o habitual, em vários ângulos e tamanhos, prometia-me um desejo louco, e fora do vulgar em mim, que se desse o mais depressa possível a mudança de ano. Para mim o ano novo significa apenas uma coisa: estar com quem mais queremos. Amigos, família, amores. E apenas isso. Porque o Natal é da família. (Normal ou aumentada.) O ano novo deveria ser acabar um ano com quem gostamos para começar com esses mesmo um novo. Pode parecer patético...mas o que podemos pedir mais? Eu não peço mais nada. Para mim o ser humano é tudo. Não me posso basear em mim. Amo-me como me odeio. E penso que todos nós por vezes sentimos isso. O divino, como já disse, acaba por passar quase despercebido. Por isso baseio-me no sentimento, que por alguma razão me une a outros. A maioria de nós, hoje em dia, não se interessa, não dá valor à chamada essência, à chama, à ligação. É pena. Para quem? Para todos.
Ora este Natal, ao contrário de outros Natais, as coisas começaram bastante mal...e colocou-se mesmo em causa a existência do mesmo. Dois dias antes deu-se um pequeno milagre. Falo neste momento de uma situação em que 98% da possibilidade era mais do que negativa; a palavra certa seria destrutiva. No entanto, os 2% que sobravam: deram-se. Fiquei perplexo. Como foi possível? O Natal, nesta família, foi salvo. Quando ninguém imaginava. Disse cheio de sabedoria aparente: às vezes existe uma terceira hipótese (eu que geralmente só acredito em duas). Etc.
Quero dizer, com tudo isto, é que: não deixem de acreditar. Agarrem-se. Não percam a fé. Mas não se baseiem apenas na fé no outro, no outrem, não percam a fé em vocês. Lutem. Às vezes temos algo a centímetros dos nossos dedos e a preguiça, a apatia, o atrito, fazem com que fiquemos a olhar apenas. Não olhem. Agarrem. A morte está à espreita desde o dia em que nascemos...valerá a pena esperar apenas que venha? Não me parece. Façam a vossa história agora, e contem-na como querem que seja por vós vivida. Passa-se mais um ano, aprende-se, vive-se, morre-se, dá-se...Descarta-se um ano. Agora? Agora é o para sempre, agora é o talvez para sempre, agora é o momento. Agora é fazer. Vive.

Desejo um bom Natal a todos. E desejo um ano de 2011 melhor ou igual, mas nunca pior.