segunda-feira, 17 de maio de 2010

A ironia da hipocrisia (espécie de tributo ao Judith)

Judith, Mer de Noms, APC.
Outra música ligeiramente 'contra' Jesus. Mas não a ouço dessa forma, a menos que me encontre numa fase mais revoltada divinamente. De qualquer forma o importante aqui é deixar-me levar pela revolta. Sim, hoje quase dispenso o ódio, para me revoltar com o meu já acostumado ódio de estimação...Por isso, estejas onde estiveres Judith, ajuda-me nesta 'missão', e abre caminho à revolta de crente, e à revolta de não crente, espalha fé, seja em que sentido for, desde que no fim se chegue onde se quer chegar.

Disse a minha irmã um dia destes ao jantar, algo que eu já tinha pensado há uns anos: porque é que não deixam entrar pessoas de calções e chinelos na igreja? Era assim que Jesus andava(de chinelos, e a túnica, que chegava até aos joelhos)...Que bem reparado. É por estas e por outras, já tantas vezes emanadas pela minha escrita e voz, que vocês continuam no topo da minha lista...Até porque, podem alguns apontar o dedo, também vocês guardam no vosso seio assassínios, assaltos, e um elevado número de vários tipos de violação. Logo, podem estar neste meu topo...
Mas falando do que me trouxe hoje aqui. Como podem de facto fazer com que a roupa, essa em concreto, não seja digna de entrar na casa do Senhor, que dessa mesma forma as usou? Como? Ele próprio era o mais simples possível. Como? Porque entendem vocês os Seus mandamentos ao contrário? Ele era simples...vocês complicam. Ele pediu um amor honesto entre todos...amor não vejo, e quando o há não passa de algo que dão contrariados. Ele apoiou e ajudou os outros, principalmente os mais necessitados...com respeito, amor e dedicação...vocês? Não ajudam. Ou ajudam com repulsa, nojo, medo, como se aquelas pessoas sem nada, vos fizessem pensar que este mundo seria muito melhor sem elas...Porquê? O que são vocês afinal?
Para além de todo o exagero, quer social quer económico, (na minha opinião), que este meu país deu à chegada de sua santidade na terra, como se a sua vinda trouxesse paz e calma interior, o que mais me fez pensar foi a frase que se seguiu à sua vida, que foi espalhada pelas ruas: Obrigado Bento XVI. Mas obrigado pelo quê? Alguém me explica? Por favor?
A única coisa boa que vi acontecer nesta semana humano-divina foi ter ouvido a melhor frase que alguma vez este Papa disse...e confesso, fiquei chocado com a verdade exposta assim, ainda hoje me custa a acreditar: Os piores pecados foram cometidos pela Igreja. Sim senhor, alguma humildade. A verdade é que este factor deve-se apenas a todas essas tristes verdades que se vão descobrindo agora sobre a Igreja. Porque se tudo tivesse camuflado como sempre, nada disto seria dito...Por isso, e por outras coisas, o único Papa que senti ser um homem que "representava" Deus, pela sua maneira de ser e de ver, era o Papa João Paulo. E disse ele, sem existirem explosões recentes no seu diâmetro: peço desculpa pelos erros da Igreja, inclusivé os autos de fé. Eu sei que não muda nada agora...mas foi melhor que nada.
E pronto, para não me alongar muito mais: porque razão se enchem vocês de ouro e diamantes quando Jesus era carpinteiro? Gostava de saber. Vocês acabam por ser como o ser humano fútil que vê importância algo que luz...Porquê? Até os próprios cálices, que deveriam ser o mais simples possível...são puro ouro. Tudo em vocês é ouro, tudo em vocês é riqueza, e vocês não passam disso mesmo (tirando raras e belas excepções...), se pensam que tanta luz material e rica vos leva em direcção à luz, então posso quase garantir, tentando manter o coração puro: estão completamente enganados.