terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aprendizagem

Abri os olhos e a luz intensa cega-me por
Breves instantes. Onde estou?
Estou numa gigantesca sala branca
Na qual não encontro as paredes ou tecto.
Mas sei que estou numa sala.
Estou sentado numa cadeira confortável.
Sinto que não estou amarrado mas não
Me consigo levantar.
Enquanto medito na razão para tal bizarra
Situação, aparecem na sala três homens.
Todos vestidos de preto, sem qualquer emoção no
Rosto, carregados de livros com folhas escritas,
Folhas arrancadas e folhas acrescentadas.
O livro de aspecto mais usado e antigo
Tem como título a data do meu nascimento.

O coração acelera o passo e começa a correr
Como se não existisse amanhã.
Corre, corre, corre, corre e corre um pouco mais.
A cada um chega a sua hora.
E a verdade mata-me como a morte mata uma vida.
Começo a cantar em voz baixa:
“Eu nunca falhei para sentir dor.”

Os homens começam a cantar comigo.
Enquanto cantamos percebo a razão de tal
Bizarra situação.
Cumprido o objectivo, os homens afastam-se.
Eu levanto-me e sigo o meu caminho
Consciente de que aprendi mais uma lição.



27/10/08 – (música cantada em voz baixa, Nirvana – You know you’re right)

Queda livre

Sempre desejas-te mais do que o possível. Sim, o céu é o limite mas tu quiseste ultrapassar o céu. Bem sei que só os tolos se apaixonam. E os que ainda ousam ultrapassar esse estado de loucura começam a amar. Mais interessante ainda é observar ou viver as loucuras de quem ama. Desde os gestos, às surpresas sempre únicas, as canções decoradas ou inventadas, as manifestações escritas ou ditas ao bom estilo cinematográfico. Mas para mim, aquilo que me faz quase esquecer isso tudo são as promessas, as juras de amor. Porque tudo o resto fica guardado na nossa memória, para o bem ou para o mal, mas ficam guardadas. Algumas para sempre, ou até serem esquecidas ou ainda até serem substituídas. Tudo o resto é sentido no momento, as promessas têm esse condão de serem feitas em alturas de clímax sentimental. Podem-se considerar uma verdade aparente, mas regra geral não passam de falsas verdades sem qualquer exactidão, em que muitas vezes não passam de um pretexto para passar o tempo.
Sei que o mundo muda e muda constante assim como sei que nós também mudamos e mudamos constantemente. Quando dizem que tudo pode mudar num segundo não estão assim tão longe da verdade. Agora que penso no assunto penso que Romeu e Julieta morreram para garantir que o ser amor seria eterno. Ao morrerem encontraram uma maneira romântica de se amarem para todo o sempre evitando assim cair nas milhares de situações que levam duas pessoas a separar-se. Seja como for a história contada, encontro sempre beleza no seu final. Fazias-me sorrir nessas tuas ideias de um amor resistente à morte. Era belo de facto mas pouco provável. Ninguém sabe o dia de amanhã, muito menos os supostos dias depois da morte.
Os meus pés sempre pisaram uma terra firme, de uma firmeza bela e real. Nunca prometi o impossível e sempre cumpri o que prometi. Depois de ultrapassares o céu perdi-te de vista. O que hoje sinto é um constante céu que me cai em cima em constante queda livre.