domingo, 14 de dezembro de 2008

Espessura da "alma"

Antes de começar a escrever sobre esta frase que apela ao nosso interior poético e que desperta em mim uma profunda curiosidade em descobrir até onde chegam os limites (se existirem) dessa mesma alma e o que poderá estar para além deles, gostava de esclarecer que esta frase apareceu na minha vida através de uma aula em que nos falavam sobre aços. Pois não deixa de ser uma irónica contrariedade falar de alma num pedaço de objecto. Só a título de curiosidade uma peça de aço que possa servir para suportar algo é constituída por duas partes: os banzos e a alma. Agora que já dei o meu toque de futuro homem ligado ao mundo das construções posso-me debruçar sobre o eu que eu mais gosto.

Começo pela questão mais básica da História: o que é a alma? Mas a esta pergunta nem filósofos, cientistas ou homens das religiões conseguiram dar resposta. Alguns defendem que a palavra alma é apenas uma designação mais bela para cérebro, outros dizes que o cérebro e a alma são coisas diferentes. Começo pois a duvidar da coerência e da razão de existir deste texto que escrevo. Senão sabemos definir “alma” como podemos então definir a sua espessura? Procurei então a sua definição no dicionário e passo a citar: “Alma, s.f. parte imaterial da natureza humana, constituída pela inteligência, o temperamento e o carácter. Principio vital. (…)”. Assim sendo já posso procurar encontrar a espessura da alma.
Na minha opinião todos nascemos com uma pequena alma, não que se possa medir ou pesar a alma, digo pequena no sentido que ainda tem muito para crescer. Assim como acredito que todos nós nascemos maioritariamente bons, no contexto das leis e normas da sociedade. Penso no entanto que a alma, em toda a sua complexa grandeza, é no fundo moldável. Acontecimentos e/ou pessoas tornam-nos constantemente melhores ou piores com seres humanos.
Qual é então a espessura da alma? Não me queria tornar previsível, por isso não direi sem pensar, impossível. Mas seria também arriscado dizer que a sua espessura é finita. Existem duas questões fundamentais: o que pode a alma alcançar e poderá a alma resistir à morte? A esta segunda pergunta não consigo responder, faltam-me argumentos plausíveis, é algo que por enquanto, depende de cada pessoa. Em relação à primeira pergunta poderia responder com uma frase cliché, que possivelmente encerraria a questão: o Homem é capaz do melhor e do pior. Certo? Se por um lado ousamos por vezes pensar que já vimos as piores acções feitas pelo Homem, a verdade é que nos conseguem sempre surpreender mais. São histórias e feitos incontáveis desde os primórdios até hoje, que todos nós conhecemos. Por isso, e acrescento aqui um infelizmente, para o lado negativo a alma não até hoje finita. Para o lado bom também existem muitos acontecimentos que fazem com que este mundo seja melhor, dando-nos assim uma alma infinita, ou se preferirem não finita por explorar.

Esta frase merecia diálogo, merecia discussão. Dada a minha situação reflicto para vocês. Qual é a espessura da alma?


13/12/08 , Foi apenas uma pequena reflexão. Há muito por onde explorar este tema.