domingo, 1 de agosto de 2010

O Homem e o monstro (Lição Terceira)


Existe apenas uma diferença básica entre o Homem e o monstro: o monstro sonha pois reconhece a sua importância como combustível da vida; e sonha com o único objectivo de sonhar e de fazer todos os movimentos necessários para realizar esses sonhos. Sonha para ser acção. O Homem comete dois erros sempre: ou não sonha, tornando-se um ser que vive sem vida; ou põe o sonho muito à frente da acção, sonha muito mas não faz, quase que se contenta com o sonho.

Homem: Monstro...sonhei muito...sonhei muito mas não fiz com que o sonho se concretizasse...Não lutei por ele, limitei-me a sonhar...Quando dei por mim era demasiado tarde. E agora, parece que deixei de sonhar. Perdi chama, perdi chamas...Monstro...Não quero viver tristemente.
monstro: O Homem já não sabe sonhar. Gosta de sonhar para se ir confortando...É triste Homem, vocês preferem sonhar do que agir, porque pensam que assim não sofrem derrotas nem desilusões. Mas a vida é assim mesmo. E o sonho pode parecer que chega, mas não basta, nunca bastará. Só se podem sonhar com coisas que sabemos que vão acontecer ou coisas acontecerão se lutarmos por elas. O sonho que sobra é em vão, é enganador, é um vazio pintado com uma tinta fraca de preenchimento que apenas esconde a dura verdade desse vazio mal pintado.
O Homem deve sonhar e lutar pelo sonho, transformar esse sonho em realidade, em acção. Sonhar mesmo quando sabe bem nunca se irá comparar a sentir-se esse mesmo sonho. E o Homem que quer ser feliz e saudável, para ele e para os que o rodeiam, tem de sonhar para depois o realizar...Por isso ainda não desiste da raça humana, porque a maioria ainda sonha...é faze-los acreditar que tudo vale concretizar esses sonhos. E para os que já não sonham, exclamar contra eles, acorda-los, para voltarem a sonhar! Homem, se ainda vais a tempo, sonha, luta...faz.