quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Homem e o monstro (Lição Primeira)


Existe apenas uma diferença básica entre o Homem e o monstro: o monstro tenta aprender com os erros do Homem; o Homem não aprende com os erros de ninguém.

Homem: Monstro! Estás aí?!
monstro: Diz Homem. O que te trás cá hoje?
Homem: Vim-te dizer o que ouvi hoje dizerem no mundo. Disseram que a verdade só apareceu porque já existia a mentira. E isto facilita a vida no nosso mundo! Para quê a preocupação com a verdade então? Não interessa!
monstro: As coisas não são bem assim. As pessoas gostam de acreditar nisso porque lhe dás imenso jeito. Eu vou contar-te a história correcta. Primeiro apareceu a verdade, pois a verdade é aquilo que existe, é aquilo que é. Ou seja a verdade, como ela é, existe desde sempre. A verdade é só uma e talvez por isso esteja em desvantagem para com a mentira que nunca está só, as mentiras são infinitas compreendes? A mentira está contigo desde que nasceste. A verdade foi, é e será. E a mentira acompanhará sempre o Homem, porque o Homem a usa. Mas lembra-te disto: por muitas mentiras que o Homem utilize a verdade é só uma, e deveria ser ela a interessar, porque tudo o resto é ilusão. E neste mundo existem muitas mentiras. Cabe ao Homem conseguir descobrir cada uma, evita-la, e procurar e espalhar a verdade. Aceitar a verdade pode custar por vezes...mas difícil é desmascarar a mentira que vive com uma raiz quase tão forte como a própria verdade.

2 comentários:

Marta Novais disse...

LINDO .

Joana disse...

Isto devia mesmo tar afixado nalgum lugar bem público... A sério, ao ler isto senti-me quase iluminada porque vi que ao menos ainda existe gente como tu no mundo que é verdadeiro, que tem uma essência completa. Obrigada :)

«Aceitar a verdade pode custar por vezes...mas difícil é desmascarar a mentira que vive com uma raiz quase tão forte como a própria verdade.» Porque é que escolhem sempre o caminho mais simples? Gostaria de saber... *