quarta-feira, 28 de julho de 2010

O amor ao ódio

"Quem tem vergonha do que sente perde sempre e nunca ganha..."

Esta é a pequena história que se conta há muito tempo:
Certo dia o Amor, cansado de tanto ser mal tratado pelo ódio, pergunta-lhe:
- Porque me odeias tanto?
E o Ódio respondeu:
- Porque já te amei de mais.

Este mundo é feito de contradições. Eu prefiro chamar-lhe equilíbrio. Não interessa se os opostos se atraem ou se se afastam. Interessa-me compreender e aceitar que o mundo é feito deste modo: tudo tem o seu contrário. E de todas as forças que caminham contrariamente podemos distinguir algumas mais importantes: força e fraqueza, verdade e mentira...justiça e injustiça, certo e errado...e talvez as mais importantes: amor e ódio. São esmagadoras. Com elas tudo caminha para todo o lado, tudo nasce e morre, é um duelo de titãs de duas forças capaz de tudo, desde o melhor ao pior, são duas forças contrárias com uma força igualmente devastadora.
E é em dias destes que me transtorna a falta de organização de Deus neste mundo...é nestes dias que me apetece ignora-lo, quase esquece-lo. É em dias como este que não acredito numa ordem que tenta equilibrar todas estas forças contrárias. Karma? Destino? Justiça?
Podem-me mandar para o Inferno...não me importo pois já lá julgo estar.

São muitas almas, são muitas doses de azar, é demasiado para um só alma numa vida ainda tão curta.
Sempre te admirei. Sempre me orgulhei de ti. Por tudo. Tudo. Mais do que algum dia saberás. Se pudesse escolher ser como alguém seria como tu. Mas ao que parece o universo fez uma suposta perfeição dividir-se em dois. E eu caí no lado menos bom. Mas foste parte de mim durante toda a minha vida, e custa ver-te sofrer. Sem quase culpa, sempre numa rotina tão baixa sentimentalmente...
Escolheste de forma sóbria defenderes a racionalidade. Existem mais como tu. Mas poucos são os que a usam tão eficazmente como tu...Sabes pensar, reflectir e agir, de forma quase fria mas certa. Raramente te arrependes. Raramente talvez te enganes...Queria ser como tu em quase tudo. Mas dentro de toda essa armadura dura existe um ser bem maior, bem mais comovido com o que está mal neste mundo...Um ser que ama muito e que apenas quer ser verdadeiramente amado...Mas parece que está difícil. E custa-me ver-te sofrer. Esta vida tem propósitos estranhos...Quero mais é que este mundo vá para o lixo. Que se lixe. Que morra.
Queria tanto reciclar este mundo. Não é que eu esteja mais certo...é apenas saber que não estou tão errado.
E podia estar ao teu lado, dar-te uma palavra amiga...Dizer-te que tudo se vai resolver...Que estou aqui para ti. Que nunca te deixei. Mas prefiro escrever este texto...Pelo menos é da forma que mais pessoas o podem sentir.
E depois perguntam-me porque sou um monstro? Porque venero tanto o ódio? Porque vejo o amor dar de si. Tantas vezes. Vejo o amor cansar-se de amar...E o ódio é da mesma força, e consegue vencer...
Eu não prefiro o ódio. Tenho é a consciência presente que o ódio, cada vez mais, por vossa culpa, por nossa culpa, ganha uma inércia em sair da nossa vida que o amor não tem...
Querem que eu vá para o Inferno?
Não gastem essa vossa preciosa saliva (que é mais útil em criticar, humilhar, destruir e afastar)
pois no Inferno
muitas vezes eu já julgo estar...
O amor ao ódio.
Porque o ódio cansou-se de amar.

1 comentário:

Mafaldinha disse...

Adorei este... continua assim acho que tens muito talento...