quinta-feira, 30 de julho de 2009

Romance de cinema

Estavamos sentados na mesa de café...
Por momentos senti-me uma criança, uma onda de vontade abalou-me o espirito, como se fosse a primeira vez. A tua mão estava tão próxima da minha. Não que me faltasse coragem...Mas aprendi que na vida existem acções que devem ser pensadas, caso contrário as mudanças derivadas dessa má acção podem ser extremas. E ali estava a tua mão, junto ao pequeno copo do café. Detesto romances a menos que seja eu a personagem principal.
A verdade é que, nem sempre as coisas são como queremos...e a mesma mão que queria agarrar a tua foi a mesma mão que não a foi agarrar.
Ora, nem mesmo os filmes acabam bem. Ouço agora as pessoas ao rubro aos gritos: Não desistas! Luta por ela rapaz! Tenta!
Demorei a desistir, dei o meu máximo na luta. Dói? Não. Mas tenho pena.
Preferia que doece...Que viesse apenas a dor para adormecer numa revolta com um fim rápido. Mas não...o mal dos romances de cinema, é que quando acabam mal, o veneno todo do corpo demora um tempo que nunca sabemos. Alguns dias, semanas, meses, anos? Espero ansioso, tom irónico na minha escrita, ver quanto tempo tenho para esquece-la.

Conto-lhe a verdade, ela fica sentada a olhar-me. Sim, fiz bem em ter ficado com a mão aguardada na mesa. Dou-lhe um beijo na cara em jeito de despedida. Sim, fantástico, voltei há minha solidão completa. Viro costas, estou farto de tentar algo que não dá simplesmente, de me colocar no papel de bobo da corte versão romântico e servil...é então que ela me segura na mão e diz:
- Espera...O universo é parvo.
Sim eu sei disso...o universo, o destino, a sorte...o diabo a quatro.
Não fiquem já contentes, isto foi apenas uma frase bonita e original, a segunda melhor frase que teria ouvido dita para mim, não fosse a falha de sentimentos, foi apenas isso mesmo...Tu também és parva, sabes disso? Talvez por isso te julgasse amar. Mas o universo apesar de parvo está lá. E eu vou me embora.
Se há algo que aprendi foi o seguinte: tentem encontrar um equilibrio saudavel na luta e encontrem um tempo produtivo e não em demasia para essa mesma luta.
O problema do ser humano, antes fosse só meu, é dar por vezes demasiado valor às pessoas e coisas...erradas.

2 comentários:

Sofia disse...

Todo este texto respira sentimento, declaração, revolta, impotência perante as circunstâncias. No fundo, conseguiste pôr em palavras aquilo que tantos de nós já sentimos e nunca soubemos explicar.

Brilliant :)

Joana disse...

Perfeito, se tivesse um final feliz..ou talvez não? Nem sempre é preciso haver um final feliz para sermos felizes. Excelente texto, descrições de sentimentos perfeitos. :)