sábado, 27 de junho de 2009

Desapologia sobre o tabaco


Maço de tabaco = 20 cigarros. Componentes: Alcatrão 8mg, Nicotina 0.6, Monóxido de carbono 9mg. Filtro supostamente feito de caramelo e algum papel...

Num jantar de anos de um amigo meu, depois de beber alguma sangria a mais, e de ter comido quase nada, levantei-me e fui até lá fora. Vim com o aniversariante e com mais um amigo. Falar das mulheres presentes, do estado de espirito das pessoas, etc. Cá fora estava o dono do restaurante...a fumar. Ele estava a falar ao telemovel, quando terminou colocou conversa connosco. Acendi também eu um cigarro, e disse o dono:
- Isso é a pior merda em que alguma vez se podem meter...Isto de fumar é lixado. O vosso amigo sabe do que eu estou a falar! Olhou para mim e os meus amigos também. Sim é lixado. Sabe bem, faz-nos falta...Ilusão. Como tudo na vida.
E continuou:
- Se estamos tristes, fumamos. Se estamos irritados, fumamos...
- Se estamos felizes, fumamos. Tudo é desculpa para por a porcaria do cigarro à boca. Terminei eu.
- É verdade. Tens tu razão. Mas sabe-me bem um cigarro. Isto faz parte de nós, da nossa vida. Nas minhas piores noites fumo que nem uma chaminé.
Eu sei o que isso é...É para nós uma preciosa companhia, a merda de uma ilusão.
Uma doença triste, um suicidio lento...

Quando vejo a publicidade televisa ou do cinema, chego à conclusão que arranjaram o melhor slogan: Não comeces a fumar.

Ninguém tem desculpa para fumar, ou para ter começado a fumar. Ninguém mesmo. Mas é com tristeza que vejo crinças, pseudo-jovens de 12 e 13 anos a fumar. Não interessa a razão, porque todas elas são futéis.

Hoje sou escravo de algo que me mata, mas não só. Sinto-o quando corro (e eu que amo correr), sinto-o em todo o lado. E como seres humanos que somos não tememos nada...até ao dia do aneurisma, do ataque do coração, dos cancros...Passado o susto volto esta escravidão.

Fumar é isto. E não sei o que mais.

1 comentário:

simples-mente disse...

Não poderia de deixar de concordar mais contigo.

Não fumo, não quero fumar e só a ideia dá-me volta ao estômago.
Ainda não consegui entender por que se começa a fumar. Qual é o prazer de enfiar um bocado de papel sujo na boca acompanhado com uma dose de alcatrão e uma erva venenosa?
Não acredito que dê alegria, que acalme ou que preencha algum buraco que tenhamos no peito. Apenas faz outro buraco. Um muito maior.
É uma morte lenta. Um suicídio como dizes. Um vicio estúpido sem razão alguma.
Agora explica-me: porque fumas?


'suidityp'